O segredo do sucesso de uma peça em biscuit tá nos detalhes que cada um faz diferente. A delicadeza no manuseio, a tinta que será utilzada, a levesa na mão para pintar os detalhes de um rostinho, mas nenhum desse cuidados é tão importante quanto a confexão da massa. Esse é o maior segredo. Conseguir uma massa que fique bem branquinha, macia e alástica não é das tarefas mais fáceis.
Como não existe uma única receita de massa para biscuit cada artesão costuma adaptar a fórmula básica às suas necessidades e ao tipo de trabalho que pretende fazer, levando em conta o tamanho e o estilo da peça.


Com a prática você também será capaz de fazer as suas próprias modificações e descobrir a melhor receita para desenvolver o seu trabalho.

Segue abaixo a receita que eu utilizo para fazer meus trabalhos :

Ingredientes:* 1 xícara de cola branca rótulo azul (Cascorez é a melhor)
* 1 xícara de amido de milho peneirado
* 1 colher de sopa de vinagre branco
* 1 colher de sopa de vaselina líquida

Modo de preparo:

No fogão : Em uma panela anti-aderente, junte todos os ingredientes e misture com uma colher de pau. Leve ao fogo brando mexendo sempre até a massa desgrudarda panela e formar uma bola, ficando úmida. Tire do fogo e com a massa ainda quente. Unte uma superfície com o creme, coloque a massa e sove até que a massa foque bem macia. Acondicione em um saco plástico. Deixe a massa descansar por 1h ou até ki ela esfrie e seque com um pano que não solte fios ou papel toalha. Envolva em um outro plástico.

No microondas : Proceda da mesma forma com os ingredientes citados no processo de anterior e em um recipiente próprio leve ao microondas, retirando a massa a cada 1 min e mexendo bem com a colher de pau até atingir o ponto. Retire do microondas e misture as 40 gotas de Porce Clearcom a massa ainda quente. Depois sove com o creme e acondicione em plástico. Deixe a massa descansar por 24h e seque com um pano que não solte fios. Envolva em um outro plástico.
Obs.: O tempo do ponto da masa pode variar de acordo com a potência do seu microondas.


__________________________________________________________________


Segue abaixo 22 dicas importantes sobre o manuseio e conservação da massa de biscuit :


1) Na confecção das peças, uma proteção plástica evita rachaduras na massa, porém, a base em tecido pode facilitar o trabalho evitando que grude no plástico.2) O tempo de secagem da peça é de 3 a 4 dias, dependendo da temperatura ambiente. Nunca embale a peça antes de estar completamente seca.3) Em cortadores e frisadores, uma fina camada de vaselina em pasta ou líquida evita que a massa grude na peça. Este recurso pode ser utilizado em moldes de silicone p/ facilitar o desprendimento da massa.4) Para tingir a massa use tinta a óleo, guache, acrílica, tecido ou pigmento para parede (Xadrez ou Suvinil)5) Quando for tingir a massa, observe que após a secagem há o escurecimento de dois tons.6) Todos os trabalhos feitos com a massa de biscuit encolhem até 20%.
( Diferenças na tonalidade e tamanho das peças
na fabricação em dias alternados )
7) Embale as peças de biscuit apenas depois da secagem completa da massa.8) Após cinco dias sem utilizar a massa, guarde-a em geladeira, embalada com papel filme.9) Ao fazer um número grande de peças, tinja a massa de uma vez só para que não ocorram diferenças de tons.
10) Para facilitar a preparação de sua massa, na hora de misturar todos os ingredientes, utilize uma batedeira para misturar bem, isso facilita o trabalho e não deixa bolinhas de amido na massa.
11) Quando preparar a massa no microondas, deixe esfriar um pouco antes de começas a sovar isto facilitará o trabalho e gastará menos creme.
12)Nunca jogue a massa no lixo, se achar que ficou mole demais ou dura demais. Caso fique dura demais, prepare outra massa um pouco mais mole a acrescente na mais dura e sovando sempre, isto fará com que a massa fique mais mole e vice-versa.
13)Para tingir a massa, utilize sempre tinta a óleo, corantes para parede e tintas para tecido.Para tingir as cores mais suaves, acrescente a tinta branca (óleo) branco de titânio, isto ajudará a clarear e evitará que sua massa fique transparente.
14)Somente faça a coloração da massa que for utilizar em seu trabalho, pois massas tingidas tem menor durabilidade.
15)Para unir todas as partes dos trabalho, use sempre cola branca rótulo azul.
16)Não aguarde secagem total para colocar os cordões nas peças articuladas.
17) Para retirar a umidade, deixe a peça sobre um pedaço de espuma. Caso precise de uma secagem mais rápida, coloque a peça em secadora de roupa (de parede) por no mínimo 2 horas. Ou deixe a peça em frente a um ventilador de um dia para outro. A secagem também é rápida.
18) Cole o imã com a peça totalmente seca.
19)Como utilizar os moldes de silicone:Faça uma bola de massa de biscuit, sem marcas e pressione no molde.Retire o excesso de massa e as rebarbas. Abra delicadamente o molde, retirando primeiro as partes mais fundas.
20)Antes de colocar os olhos móveis na peça, marque com uma esteca ou tampa de caneta. E ao aplicar não necessita de cola, apenas pressione na peça.
21)Antes de envernizar a peça, deixe-a secar bem. Use de preferência verniz fosco. Pois este não dá brilho nas peças.
22)Quando estiver modelando, cubra sempre as sobras de massa com um pote plástico transparente para não secar e facilitar pra visualização das cores.

1 comentários:

ДnΔ CΔŘoĿiŋΔ đє OĿivєiŘΔ Goмєs ƒiguєiŘΔ disse...

Olha, essas dicas são excelentes, é mto importante que uma artesã de biscuit saiba fazer sua massa para um caso de necessidade. Porem hj nós encontramos excelentes marcas de massa pronta para biscuit no mercado e sai mto mais em conta financeiramente falando. Um exemplo ótimo é a massa de biscuit MAGO, de preferencia em vez de comprar anatural ja comprar diretamente a branca, t economiza bastante tpo, ja ki a gente ja viu ki é ideal se tingir a massa de branco entes de jogar qualquer cor poi senão ela fica transparente ... Bjks em tds !!!

Postar um comentário